O marketing das casas de apostas é um setor que tem crescido exponencialmente nos últimos anos, impulsionado pela crescente popularidade das apostas esportivas online. As estratégias de marketing utilizadas por essas empresas são cada vez mais sofisticadas e personalizadas, visando atrair e reter clientes em um mercado altamente competitivo.
As principais estratégias de marketing utilizadas são patrocínios esportivos, marketing de influência, bônus e promoções, marketing de conteúdo, marketing digital e experiência do usuário.
Com a regulamentação em vigor desde 1° de janeiro de 2025, houve, corretamente, a limitação de atividades de marketing, o que exige criatividade e adaptação nas estratégias.
Não podemos esquecer da Responsabilidade Social nas apostas, que engloba um conjunto de práticas e iniciativas que visam minimizar os riscos associados ao jogo excessivo e compulsivo, protegendo os consumidores e promovendo um ambiente de jogo justo e transparente.
A imagem da indústria de apostas é frequentemente associada a práticas duvidosas. A adoção de práticas responsáveis contribui para uma imagem mais positiva, possuindo regulamentações específicas que exigem adoção de medidas de responsabilidade social, como limites de depósitos e apostas, autoexclusão, verificação de idade, ferramentas de autoavaliação, parcerias com organizações de ajuda, campanhas de conscientização, transparência e prevenção de fraudes.
Há de se observar que toda e qualquer publicidade é proibida a menores de 18 anos, devendo as propagandas serem veiculadas em horários e locais adequados. As mensagens publicitárias devem ser claras e objetivas, evitando a criação de expectativas irreais sobre os ganhos e os riscos envolvidos nas apostas.
Os possíveis benefícios com a Lei de Incentivo a cultura podem trazer muitos benefícios como inovação, criação de empregos, aumento de arrecadação e patrocínio à cultura.
Alguns especialistas dizem que a Lei Rouanet é incompatível com as bets porque destina a projetos que promovem arte, literatura, música, teatro e outras manifestações culturais. As apostas esportivas, por mais que envolvam aspectos sociais e econômicos, são consideradas uma atividade de entretenimento e não uma expressão cultural.
No entanto, como qualquer outra empresa, as bets estão sujeitas a tributação sobre seus lucros. A opção pelo regime de Lucro Real é obrigatória para empresas com determinado faturamento anual. Muitas empresas de jogos online, devido ao seu porte e complexidade operacional, se enquadram nesse regime. Neste caso, o Lucro Real pode, então, oferecer benefícios fiscais através da Lei de Incentivo à Cultura.
Consultado, o Ministério da Cultura, através da Secretaria de Economia Criativa e Fomento a Cultura (SEFIC), afirmou que “não há vedação”.

Por Douglas Gomes - Managing Partner da GB2 Advisory
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